CONTA E RECONTA – FOLCLORE BRASILEIRO I

O folclore brasileiro é rico em personagens e em contos fantásticos. Nesta primeira coletânea escolhemos dois personagens masculinos (Saci Pererê e Curupira) e dois femininos (Iara e Vitória Régia) entre os clássicos da nossa cultura popular. Cada uma das histórias foram revisitadas utilizando-se a técnica do Reconto.

 O folclore brasileiro é rico em personagens e em contos fantásticos. Nesta primeira coletânea escolhemos dois personagens masculinos (Saci Pererê e Curupira) e dois femininos (Iara e Vitória Régia) entre os clássicos da nossa cultura popular. Cada uma das histórias foram revisitadas utilizando-se a técnica do Reconto.

 O Reconto é uma técnica corriqueira na Contação de Histórias e tem como objetivo reconstruir um texto ou narrativa já existente. Escolhemos esses quatro personagens do nosso folclore por entendermos que essas narrativas contém elementos importantes a serem trabalhados com as crianças como o respeito às diferenças, o cuidado com o meio ambiente e a solução de conflitos interpessoais.

 As histórias recontadas foram ilustradas e transformadas em peças de um quebra-cabeça que pode ser sequenciado. Essas novas histórias foram elaboradas com o objetivo de subsidiar a discussão e reflexão sobre diversidade e inclusão e para propiciar o desenvolvimento da imaginação, fantasia e criatividade. São muitos os temas transversais que podem ser trabalhados a partir desse material, entre os quais se destacam: a amputação ou perda de um membro; estereótipos sociais com relação ao gênero; o talento feminino; as deformações corporais; os conflitos interpessoais; a proteção ao meio ambiente; o bullying; a privação de liberdade; a pressão social por padrões de beleza, entre outros.

Este livro-caixa-quebra-cabeça e composto por:

• 20 peças de encaixe impressas em ambos os lados. A história de cada personagem: Saci Pererê, Curupira, Iara e Vitória Régia é composta por 10 peças;

• 01 Encarte contendo as lendas originais de cada personagem;

• 01 encarte com o enredo das histórias recontadas e ilustradas.

10 Ideias para utilização da Caixa Folclórica

 Escolhemos apresentar esse livro em formato de uma caixa contendo peças de encaixe para dar um caráter ainda mais lúdico à contação da história. Esse formato possibilita a sua utilização com crianças de várias idades e para fins educativos e de lazer. A seguir listamos dez possibilidades para utilização desse material. Divirtam-se!

1. Primeiro, separe as 10 peças da história que você escolheu para recontar. Na medida em que for contando a história vá apresentando as peças e encaixando-as umas nas outras.

2. Você pode separar as 10 peças da história que irá contar e entregá-las a um grupo de crianças para que vá montando o quebra-cabeças na medida em que você avance na história.

3. Fazer o reconto da história e entregar as 10 peças para que a(s) criança(s) monte(m) a sequência da história.

4. Entregar as 10 peças da história escolhida e deixar que a(s) criança(s) faça(m) o reconto de maneira livre.

5. Entregar todas as peças da caixa para que a(s) criança(s) conte(m) suas próprias histórias encaixando cada peça umas nas outras de maneira livre.

6. Pedir para que cada criança ou um grupo de crianças escolha um conjunto de peças e monte uma história identificando problemas que elas podem colaborar com a solução (ex. ajudar a incluir um coleguinha amputado ou com alguma limitação física em brincadeiras ou atividades escolares ou de lazer (Saci Pererê; Curupira); identificar e elogiar a beleza, inteligência ou habilidades que outras pessoas possuem (Iara; Vitória Régia).

7. Mostrar uma peça e pedir que a(s) criança(s) escolha(m) a próxima peça a ser encaixada dando continuidade à história iniciada com a peça anterior. Assim, cada um pode ir encaixando e modificando a história eu será elaborada coletivamente.

8. Depois de recontar uma das quatro histórias, pedir que a(s) criança(s) elabore(m) seus próprio quebra-cabeças pensando em desdobramentos da história que ouviram.

9. Entregue duas ou três peças do quebra-cabeça de uma mesma história e peça para que utilizem essas peças para dar início a uma nova história, modificando o nome, as origens e o enredo da história original ou do reconto proposto no material.

10. Entregue de 2 a 3 peças de histórias diferentes para cada criança e peça para que ela integre as histórias dos personagens montando uma sequência única.


Jane Farias Chagas Ferreira