Discalculia e PRONUMERO

Um dos grandes desafios para profissionais da área da saúde e da educação é diferenciar a queixa de desempenho acadêmico decorrente da dificuldade escolar da queixa com raiz em transtornos específicos da aprendizagem. Nos casos em que há prejuízos persistentes, é necessário que uma equipe multidisciplinar (composta por neuropsicólogos, fonoaudiólogos, pedagogos, médicos, etc) conduza uma avaliação para concluir se o baixo desempenho nasce de comprometimento de funções neurobiológicas e cognitivas, ou de limitações socioculturais e pedagógicas.
No que diz respeito ao aprendizado da matemática, um bom desempenho aritmético depende do desenvolvimento de: representação de numerosidades, reconhecimento e produção de numerais e operadores aritméticos, capacidade de resgatar automaticamente os fatos aritméticos, e capacidade de realizar as quatro operações aritméticas. Quando há dificuldades específicas e persistentes na aquisição de uma ou mais das habilidades supracitadas - sem que os déficits possam ser atribuídos a déficits sensoriais, causas emocionais ou motivacionais, métodos pedagógicos inadequados ou deficiência intelectual -, são grandes as chances de se tratar de um diagnóstico de transtorno específico da aprendizagem com prejuízo na matemática (discalculia).
Independentemente da natureza dos déficits, uma abordagem precisa para o caso requer que avalie-se quais são os reais comprometimentos do aluno, e, portanto, exige o uso de instrumentos sensíveis à captação das dificuldades.
Recentemente, visando a tais identificações, foi lançada a bateria PRONUMERO, que pode ser aplicada em crianças matriculadas no primeiro ciclo do ensino fundamental, do 2º ao 5º anos, e contém tarefas de Problemas Aritméticos Narrativos, Cálculos Aritméticos Básicos, e de Transcodificação Numérica. A aplicação da bateria permite análise quantitativa, com base na somatória dos itens respondidos corretamente, e análise qualitativa, com base na observação de estratégias e tipos de erros.
Apoiado em modelos cognitivos-neuropsicológicos e testado por meio de rigorosos estudos psicométricos, o teste se mostra um instrumento essencial para o profissional que deseja identificar e descrever de forma acurada os prejuízos de pacientes e alunos em habilidades matemáticas.
Conheça alguns produtos relacionados ao tema:
Conheça nossas Pós-Graduações: