Fluência de leitura e ANELE

Vale ressaltar que a fluência de leitura só é possível de ser atingida depois que o indivíduo passa pela fase de alfabetização e é capaz de acessar rapidamente o significado das palavras com as quais ele toma contato. É justamente neste ponto que os alunos deixam de aprender a ler e passam a ler para aprender.
Portanto, mais do que fornecer ritmo e prosódia à leitura, a fluência facilita a compreensão do texto e potencializa a aprendizagem. Neste cenário, é importante que professores e clínicos avaliem a fluência para identificar habilidades desenvolvidas ou não, bem como para direcionar intervenções. Isto é, a compreensão de leitura pode estar comprometida se a leitura ainda não é fluente, e, para que saibamos quais capacidades incentivar, necessitamos, primeiramente, captar quais processos estão em déficit.
Com vistas a descrever tais habilidades de crianças de 7 a 10 anos de idade, o instrumento ANELE 5 foi desenvolvido, o qual permite avaliar a fluência de leitura textual de um texto narrativo e identifica as habilidades e possíveis dificuldades de fluência de leitura oral. O instrumento investiga múltiplas dimensões, tais como precisão, automaticidade, prosódia na leitura oral e compreensão de leitura.
O teste pode ser utilizado por profissionais da área clínica, acadêmica e educacional, incluindo psicólogos, fonoaudiólogos, médicos, terapeutas ocupacionais, pedagogos, psicopedagogos e outros profissionais da área educacional que atuam (ou tem conhecimento) em Neuropsicologia e avaliação de Linguagem.
Conheça alguns produtos relacionados ao tema:
> ANELE 5 – AFLeT - Avaliação da Fluência de Leitura Textual
> Tarefas para Avaliação Neuropsicologica: Avaliação da Linguagem e Funçoesexecutivas em crianças
> Fluencia Verbal – coleção neuropocket
> Compreensao de Leitura teoria e pratica
> Coleçao Aprender a Ler e Escrever
Conheça nossas Pós-Graduações: