Psicologia e alto rendimento esportivo

A Psicologia do Esporte é uma área de atuação ampla cuja relevância tem sido demonstrada continuamente. Ela se insere em um conjunto de especialidades que se ocupam com práticas corporais, como a educação física, a fisioterapia e a medicina, afinal, a atividade esportiva não depende apenas da movimentação saudável e coordenada dos indivíduos, mas também dos aspectos psicológicos dos praticantes.

Com vistas a contribuir neste contexto, a psicologia do esporte abrange: a influência do esporte no indivíduo; o comportamento emocional dos atletas; o desenvolvimento de habilidades de autoconfiança e liderança; a adaptação social; o controle psicomotor do atleta; e formas de melhorar o rendimento do praticante. Quanto a este último objetivo, isto é, a relação da psicologia com o alto rendimento esportivo, destacaremos aqui quatro pontos de atuação essenciais: o Perfil Psicológico, a Motivação, o Estresse, e as Estratégias de Coping.

O Perfil Psicológico se trata da investigação das características e competências psicológicas de atletas de elite. Embora haja grande variabilidade, na maioria dos casos, o alto rendimento esportivo está relacionado: à capacidade de enfrentar situações antes, durante e depois de treinos e competições; ao sentimento elevado de autoconfiança; à manutenção do otimismo frente aos erros cometidos; à determinação; à persistência; à disciplina; à maior capacidade cognitiva; dentre outras características que serão citadas posteriormente.

Outro interesse da psicologia do esporte é a Motivação, que pode ser definida como um processo ativo intencional focado num objetivo. Vale ressaltar que a origem da motivação pode ser interna (motivação intrínseca), externa (motivação extrínseca) ou uma combinação de ambas. A motivação intrínseca está relacionada a questões pessoais e envolve as predisposições, o interesse e a sensação de prazer do indivíduo. A motivação extrínseca, por sua vez, depende exclusivamente do meio em que estamos inseridos, por exemplo, a expectativa da família e dos treinadores. Em se tratando de atletas de alto rendimento, a compreensão do conjunto de fatores motivacionais facilita o delineamento das metas almejadas, contribui para a elaboração dos treinos, e permite aplicar estratégias para evitar o abandono precoce do esporte.

Igualmente essencial ao psicólogo do esporte é a intervenção no estresse competitivo, o qual tem sido considerado um dos fatores psicológicos mais determinantes para o desempenho esportivo de alto rendimento. As rotinas exaustivas de treino, as metas elevadas, os desafios de superar um outro resultado, as expectativas, tudo isso somado pode culminar em uma forte fonte de estresse. No trabalho do profissional da psicologia no contexto esportivo, a identificação de fatores estressores é o primeiro passo para a obtenção do autocontrole por parte dos atletas, de forma a não interferir negativamente no desempenho esportivo.

Por último, destaca-se o desenvolvimento de estratégias de coping, que tem por objetivo psicoeducar e aperfeiçoar competências específicas para que os atletas tenham respostas emocionais e comportamentais mais adaptativas diante das exigências esportivas. Os principais fatores psicológicos que são alvos de intervenção são a ansiedade, a autoconfiança, a atenção, a autoestima, além dos fatores citados em parágrafos anteriores.

Tendo em vista os alvos do psicólogo do esporte no contexto de alto rendimento, ressalta-se que, apesar de tal profissional ser de extrema importância, o resultado final dos atletas dependerá do grau de colaboração entre psicólogo, treinadores, esportistas e equipes, além do tipo de programa de intervenção aplicado.


BIBLIOGRAFIA

Bredariol, B., Castanho, G. K. F., Reis, S. K., & Fernandes, P. T. (2017). Psicologia no Esporte de Alto Rendimento. In P. T. Fernandes (Org.), Estudos em Psicologia do Esporte (pp. 6-22).Deseja aprofundar seus conhecimentos e se especializar nesta área?



Faça sua matrícula na nossa pós-graduação EAD em Neurociência e Psicologia do Movimento Humano!

> Clique aqui para saber mais.


Conheça alguns produtos relacionados ao tema:

> Psicologia do Esporte - Uma abordagem aplicada para atletas e treinadores

> Métodos de avaliação em psicologia do esporte